Como eu contei pra vocês fizemos o Tour Amantes da História 2 vezes, foram dois sábados seguidos. Preciso dizer que o Guia fez total diferença de um sábado para o outro. A Bia é muito fera! O tour foi mesmo uma aula de história.
A Bia começou a nos contar sobre toda a história de transformação da Cinelândia, os detalhes da obra que fica quase no meio da praça. E todos os detalhes das construções do Teatro Municipal, Câmara Municipal do Rio de Janeiro, Biblioteca Nacional, Museu Nacional de Belas Artes e o famoso Amarelinho. Todos esses espaços foram e ainda são locais de muita movimentação de pessoas e manifestações.
Saindo da Cinelândia fomos em direção ao Largo da Carioca. Durante a semana, é um local com muita gente e movimento, mas no sábado é uma região tranqüila O Largo da carioca sofreu muitas transformações ao longo do tempo. Neste espaço, não existe quase mais nada de muito tempo atrás a não ser o chafariz. No largo da carioca se encontra o Convento de São Antonio, o Santo Casamenteiro ou não, que ao lado está a Igreja de São Franscisco da Penitência.
Gente, eu nunca ia imaginar que era tão fácil e acessível a Igreja. Dentro dos jardins do BNDS tem a entrada e ainda tem fotos de toda a evolução do Largo da Carioca. Indico, vale muito a pena!
Saímos o Largo da Carioca em direção Palácio Tiradentes! O PalácioTiradentes tem visita guiada caso alguém se interesse em conhecer a parte interna, assim como a Biblioteca Nacional e o Teatro Municipal. Uma coisa interessante que eu não sabia é que não existem registros de como era Tiradentes. Logo, todas as fotos que temos hoje são livres, não fieis ao real. Por isso, a estatua de Tiradentes em frente ao Palácio é inspirada em um grande mártir. E ai, sabe quem é?!
Em seguida, fomos em direção a Paço Imperial com a Praça XV. Como todos os sábados, na Praça XV tem a feira de antiguidades. E foi nesse local onde tivemos a maior aula de história de todo o passeio. Ouvimos tudo sobre a chegada da Família Real.
Eu sempre ouvia falar do famoso Arco do Teles, mas mesmo trabalhando muito próximo eu não sabia onde ficava. O Arco do Teles é fofo! Parece que você está voltando ao Rio Antigo, tem vários bares. Deve ser ótimo pra ir num sábado, sentar e pedir uma ótima feijoada. Ah, no Arco do Teles morou uma grande Artista "brasileira". Adivinha quem é?!
0 comentários :
Postar um comentário
Obrigado por comentar....