Se você é um leitor assíduo do blog já percebeu que nós somos apaixonados por praia. Sempre que pensamos em viajar a primeira ideia do Bruno é um lugar de praia, mas eu penso um pouco antes, afinal, temos muitos lugares ainda a conhecer e cultura e história me interessam muito.
Por causa de todo esse amor por praia nos arriscamos a conhecer o Morro de São Paulo no segundo mês mais chuvoso do ano. Não nos arrependemos em ir no mês de Julho, mas se voltarmos, algum dia, será no verão, que é a época em que as águas ficam mais cristalinas, como vimos em muitas fotos e não conseguimos ver pessoalmente.
Então, nossa primeira dica: é vá no verão, se não puder ir no verão vá mesmo no inverno. O Morro de São Paulo é um lugar incrível. Vai que você dá sorte e, como nós, consegue muitos dias de sol. Nós ficamos 7 dias e só pegamos 2 manhãs de chuva, o restante foram de dias lindos.
Mas você já ouviu falar no Morro de São Paulo?
O Morro de São Paulo se encontra na Ilha de Tinharé, localizada a 60 quilômetros de Salvador. Por ser uma ilha, não há como chegar ao Morro de carro, só é possível chegar por via marítima ou aérea, no Morro tem 2 pistas de pouso para aviões pequenos.
Morro de São Paulo: Primeira Praia |
Na ilha não há bancos, apenas 2 caixas eletrônicos – 1 do Banco do Brasil e 1 do Banco Bradesco, mas não vá com a segurança de que você conseguirá sacar dinheiro. Na semana que chegamos nos informaram que um dos caixas ficou 1 semana com defeito. Por isso, vamos descrever todos os nossos gastos para que vocês possam fazer uma base de gastos, mas meu conselho é leve a mais, afinal, melhor sobrar do que faltar.
No Morro de São Paulo as praias são numeradas: a Primeira Praia, fica pertinho da vila, é mais frequentada pelos moradores. A Segunda Praia é mais badalada. Durante o dia, as pessoas passam o tempo na praia, jogando capoeira, frescobol e futebol, já a noite a festa rola solta. É da Terceira Praia que saem passeios de barco para as ilhas vizinhas e a Gamboa. E a Quarta Praia é muito tranquila, muito extensa e conta com um navio afundado onde pode ser feito snorkel. Depois das quatro praias principais ainda tem a Praia do Encanto, Praia de Garapuá e a ilha vizinha, Boipeba.
Para quem pensa que o Morro de São Paulo é apenas praia, posso dizer que lá tem mais que Praia. Para quem gosta de Cultura e História, como eu, em uma tarde andando pelo Morro descobrimos lugares e monumentos incríveis que contam partes da história do Brasil: o Forte, do século XVII; o Farol, que auxilia os navegadores desde 1855; e a Fonte Grande, parte importante do tratamento de água do Brasil Colonial, essa nós não chegamos a ver. Além do Portaló, que recepciona os visitantes.
Já para os aventureiros, como o Bruno, o Morro de São Paulo conta com várias práticas de aventura como: saltar de tirolesa, fazer mergulho de cilindro, velejar, praticar kitesurfe, andar de caiaque, fazer stand up paddle e/ou voar de paramotor.
E como não podia deixar de ser, ao final de um dia cheio de passeios que podem ser nas outras praias ou nas ilhas próximas ou mesmo depois de passar o dia se deliciando em uma das quatro praias ainda falta assistir o pôr do sol de um dos vários locais incríveis para fazer isso e ter uma das visões mais lindas que você já pode contemplar.
Se só essa pequena descrição deixou você com vontade continue acompanhando, foram 7 dias no paraíso e tem muitas dicas vindo por aí.
Viagem realizada em Julho de 2013.
Viagem realizada em Julho de 2013.
Está planejando a sua vigem? Reserve aqui o seu hotel sem taxas extras e ajude esse blog a se manter.
Também gosto muito de praia e conhecer Salvador é um dos meus sonhos de consumo!!
ResponderExcluirVou acompanhar os relatos!!
abs
Oi, Fernanda!
ExcluirEspero que goste das nossas dicas e as fotos te inspirem a conhecer tanto Salvador quanto os arredores assim que puder.
Nós pretendemos voltar porque não conseguimos conhecer Salvador além do Mercado Modelo.
Beijos