quinta-feira, 26 de setembro de 2013

Rio de Janeiro: a experiência de alugar um carro

Atualmente, o número de pessoas que optam em investir seu dinheiro em viver as experiências ao invés de ter bens materiais tem aumentado. É óbvio que não podemos gastar tudo com viagens, afinal, ter um lugar para o qual voltar ainda é muito importante. Mas existem bens, como um carro, que dependendo de onde você mora e do seu estilo de vida, não é um bem extremamente necessário.

Nós fazemos parte do grupo de pessoas que não tem carro, por opção. De vez em quando pensamos em comprar, ficamos tentados a comodidade que ter um carro implica, mas sempre que colocamos na ponta do lápis os gastos com a compra; o seguro; o IPVA; manutenção e combustível, nós desistimos da aquisição.

Finalmente, no fim de semana do feriado da independência, tivemos nossa primeira experiência em relação a alugar um carro. Nós escolhemos a locadora Unidas. Por que escolhemos essa locadora?! O Bruno tirou a habilitação no inicio desse ano, apesar de já saber dirigir. Então, ele não tem a habilitação definitiva, ele tem a permissão de 1 ano. Nas pesquisas que ele fez, apenas a Unidas alugava carro para pessoas com permissões para dirigir. De acordo com ele, o seguro para quem tem permissão é mais caro. Então, nosso valor final no aluguel saiu mais caro do que de uma pessoa que tem a habilitação há algum tempo, mas foi a única forma de conseguirmos alugar foi desse jeito.

Nossa experiência
Reservamos a carro numa segunda-feira para fazer a retirada no sábado pela manhã. Quando foi na quarta-feira recebemos uma ligação da Unidas confirmando a reserva. No sábado, o Bruno foi até o local informado para a retirada.

Chegando lá eles não tinha o tipo de carro que reservamos. Nós reservamos a categoria A, em que se encontram os carros econômicos, como Celta, Gol e similares. Só que por causa do overbooking pegamos um carro de categoria F, carros como Focus, Líneas e similares. O detalhe foi que além de pegarmos um Focus, ele era automático. 


Celta - Categoria A - Fonte: Celta Pit Stop
Focus - Categoria F - Fonte: Jalopnik
No ato da reserva, a Unidas lança no cartão de crédito não o valor da locação, mas sim o valor do seguro, que você tem que pagar caso aconteça alguma coisa com o carro. Esse valor é estornado após a devolução do carro sem nenhuma avaria. Só nesse momento que eles fazem o lançamento das diárias da locação.

No dia da devolução do carro, ficamos um pouco perdidos, pois a devolução não era no mesmo local da retirada, e sim próximo ao Aeroporto Santos Dumont, então, apesar da confusão inicial foi fácil fazer a devolução.

Gostamos muito do serviço da Unidas, pretendemos alugar novamente. Na verdade, entrou nas nossas resoluções para 2014 fazer uma viagem de fim de semana a cada 2 meses, pelo menos. Quem sabe a gente não consegue uma por mês.

Dados:
Locação: R$ 218,00 (2 diárias), lembrando que o seguro era mais caro por ser permissão e não habilitação.
Seguro: R$ 1200,00 (lançado na retirada do carro e estornado na devolução)
Gasolina: A Unidas entrega com tanque cheio e você tem que devolver da mesma forma.


Atividade realizada em setembro de 2013.

Está planejando a sua vigem? Reserve aqui o seu hotel sem taxas extras e ajude esse blog a se manter.

2 comentários :

  1. Interessante isso porque eu aboli o carro da minha vida pelos mesmos motivos que você, mas nunca tinha pensado em alugar um. Agora penso nessa possibilidade também. Ótima matéria!

    ResponderExcluir
  2. Pense sim, Rodrigo! Principalmente, em relação a viajar. Porque é mais cômodo e pode ser quase o mesmo valor de uma passagem.

    ResponderExcluir

Obrigado por comentar....