Paraty na Chuva

Uma cidade que mesmo debaixo de muita chuva é linda e pode ser bastante explorada.

City Tour em Buenos Aires

Conheça os principais pontos da cidade com o Buenos Aires Bus.

Colônia do Sacramento: a "Paraty" do Uruguai

Uma cidade repleta de histórias e lindas construções.

Los Roques, um excelente local pra lua de mel

Canerero, Sarki e Craski: ilhas paradisiacas

Curitiba - Parque Tangá

Um dos muitos parques da Cidade Verde

quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

Pipa: Restaurante Sal da Terra

Chegamos a Pipa por volta de 14 horas, fizemos o check in na Pousada Cavalo Marinho, deixamos nossas coisas no quarto e saímos correndo para almoçar. Assim que descemos a rua da pousada nos deparamos com a rua principal de Pipa, mas percebemos que ela não tem muito movimento nesse horário. Então, seguimos em direção a praia na intenção de encontrar restaurantes funcionando.

Nesse percurso, fomos abordados por uma atendente de um restaurante com música ao vivo. Apesar dele estar quase vazio resolvemos provar pois estávamos com muita fome. O jardim do Restaurante Sal da Terra é coberto por trepadeiras que oferecem sombra às mesas. O lugar é bastante agradável para esperar os pratos principais e provar as caipirinhas. Nós ganhamos uma de cortesia.

O prato escolhido para abrir os trabalhos nordestinos foi a moqueca de peixe com camarão acompanhada de arroz, pirão, feijão e pirão. Tudo estava tão gostoso que não deixamos nada do pirão mesmo ele vindo em grande quantidade.

Quando terminamos o almoço resolvemos olhar os folder's de passeios que fomos recebendo até chegarmos ao restaurante. A intenção era ver se estes passeios eram iguais aos que pretendíamos fazer com a Pipa Aventura. Neste momento, uma das pessoas que trabalha no restaurante nos abordou com mais alguns folder's. Foi assim que percebemos como seriam os próximos dia, cheio de pessoas querendo que você faça muitos passeios com eles.

Ao sairmos do Restaurante Sal da Terra seguimos o caminho que estávamos fazendo para, enfim, conhecermos as Praias de Pipa.

Almoço: R$75,30

segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

Pipa: Review - Pousada Cavalo Marinho

Sempre que iniciamos nossas pesquisas de hotéis ou pousadas em nossos destinos temos alguns critérios em mente de acordo com o nosso destino. Em Pipa, estávamos em busca de uma pousada que tivesse ar-condicionado, pois depois de passar o dia inteiro pelas praias precisaríamos de um lugar fresco para dormir, e de preferência que a pousada fosse próxima da rua principal de Pipa, a Baía dos Golfinhos. E, claro, que não fosse muito cara.

Durante as pesquisas sobre a cidade li sobre a Rua da Gameleira, a dica era sobre um restaurante. Mas pela descrição achei que seria uma rua boa para ficarmos hospedados, então, resolvi procurar pousadas nessa rua. Foi assim que chegamos a Pousada Cavalo Marinho.

A Pousada Cavalo Marinho se encontra numa rua transversal a rua principal de Pipa. Na verdade, como pudemos perceber quando chegamos lá, a Baía dos Golfinhos é uma rua onde se encontram agências, mercados, lojinhas, mas os restaurantes e pousadas se encontram, principalmente, em suas transversais.

Atendimento
Nós fechamos nossa reserva através do Booking. Logo depois de finalizada, recebemos um email da pousada confirmando a reserva. Achei essa prática muito boa, pois dá mais confiança a quem reserva.

Durante o período em que estávamos na dúvida de quantos dias deveríamos passar em Pipa e Natal, alteramos a reserva 3 vezes. E antes da última alteração, troquei emails com a gerente da pousada que me informou que para alguns passeios que queríamos fazer teríamos que ficar hospedados uns dias em Natal, pois eles não saiam de Pipa.

Entretanto, na pousada os atendentes e demais funcionários não eram tão atenciosos quanto foram no pré-atendimento.

Pousada
Pousada Cavalo Marinho tem um espaço bastante amplo. A área do café da manhã é bastante grande, há um grande número de chalés e quartos. O jardim é bonito e a piscina fica aberta a noite toda. Só é pedido que após as 22 horas não seja feito muito barulho.

A pousada conta com um bar, mas não o achamos interessante. Em um dia pedimos uma porção de camarão, que não foi generosa e não tinha nada de excepcional e num outro dia não tinha ninguém na cozinha, então, não pudemos pedir nada. Ficamos apenas com a cerveja.

Quarto
Uma característica que atrapalhava no quarto era o telhado. Ele era como o de uma casa antiga, com aquelas telhas avermelhadas. Ou seja, o pé-direito era alto e a parede que dividia o quarto do banheiro não ia até o teto, então, o ar-condicionado não se mantinha apenas no quarto, ele ia para o banheiro também. Nessa situação, quando chegávamos dos passeios, íamos para o quarto deixávamos nossas coisas, ligávamos o ar e voltávamos para piscina.

O quarto, de uma maneira geral, tinha um tamanho bom. Contava com frigobar, um espaço para pendurarmos as roupas e deixar nos itens na bancada, mas não era um guarda-roupa com portas. Uma coisa que nos agradou foi o cofre. Ele era grande o suficiente para o notebook, a máquina fotográfica e mais algumas coisas.

A pousada oferece transfer, no nosso caso, fechar com a Pipa Aventura foi mais barato, mas se forem mais pessoas juntas, pode ser que o transfer oferecido seja vantajoso.

6 diárias: R$ 694,00

quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

Rio Grande do Norte: Contratação de Passeios em Natal e Pipa

Senta que lá veem a história!!!

Fechar os passeios que faríamos em Natal e Pipa não foi uma das coisas mais fáceis de se fazer. Muitas vezes, a vontade que eu tinha era de largar tudo de mão e deixar pra lá. Quando chegássemos no Rio Grande do Norte, veríamos como ficaria e pronto. Se desse pra fazer, ótimo, se não, fazer o quê. Mas eu não sou assim, então passei algum tempo me estressando com agências de passeios antes e durante a viagem.

Vamos aos detalhes, então!
Logo que comecei as minhas pesquisas do que fazer, peguei muitas informações no blog da Aline, do Mauricio e do Guilherme. Logo, comecei o meu dilema entre ficar só em Natal, só em Pipa ou um pouco em cada lugar. E a pessoa fundamental para decidirmos foi o Jodrian, ele é do Rio Grande do Norte, logo a opinião dele teve um peso maior na decisão. A indicação do Jodrian foi que ficássemos o maior tempo possível em Pipa. Então, ficamos 6 dias em Pipa e 4 em Natal. Em Natal, ficamos apenas os dias necessários para fazer os passeios que não saíam de Pipa.

Só que nós não sabíamos como seria difícil fechar todos os passeios que queríamos em Pipa. Com bastante tempo de antecedência, entramos em contato com 3 agências de passeios: Pipa Aventura, Luck, MarAzul. No meio dos muitos emails descobrimos que um dos passeios que queríamos fazer teria uma dificuldade independente se saíssemos de Pipa ou Ponta Negra. Pois a maré estaria alta em alguns dias e não seria possível fazê-lo.

Nossas impressões
Sem dúvida a agência com melhor atendimento foi a MarAzul. As respostas aos emails foram sempre atenciosas e com todas as informações necessárias. Durante o tempo que conversamos, em alguns momento a resposta demorou muito e tive que reenviar a pergunta, mas me explicaram que tiveram um problema do email, por isso, não tinham recebido minhas perguntas.

Tivemos poucos problemas com eles: queríamos ter feito dois passeio que dependiam da maré, por causa de uma explicação não completa, acabamos tendo que escolher entre um e outro. Depois eu descobri que nós poderíamos ter feitos os dois, porque no dia em que fizemos o transfer de Pipa para Ponta Negra não fizemos passeio nenhum, apenas conhecemos a região. Uma das nossas ideias eramos ter feito o transfer a noite para não perdermos nenhum dia.

Em relação a Luck, o atendimento por email foi bom. O responsável chegou até a me ligar e conversamos rapidamente, mas como faltava mais de um mês para ir, ele pediu para que entrássemos em contato com uma semana de antecedência. Nesse meio tempo, eu já tinha fechado os passeios que eles ofereciam com a MarAzul, que tinha um preço melhor.

Já a Pipa Aventura deixou muita a desejar, na nossa opinião. Recebemos todas as opções de passeios que eles ofereciam, respondi ao email informando quais tínhamos interesse. Então, a pessoa responsável nos informou que teríamos que aguardar chegar em Pipa para fecharmos tudo porque precisava de um minimo de pessoas por passeio. Eu entendo a questão do número minimo, afinal, tem que ser lucrativo para a agência.

Então, com 3 dias para viajarmos mandei um email informando que estávamos indo e relembrando os que desejávamos fechar. No email, disse que não desistiríamos e que se aparecessem mais pessoas querendo fazê-los, poderiam contar conosco para atingir o número minimo. Inclusive fechamos o transfer com eles, o que daria mais segurança que estávamos lá.

Para minha surpresa quando chegamos na loja da Pipa Aventura, a mesma pessoa que me atendeu o tempo todo, não havia colocado os nossos nomes no controle que eles tem de interesse de passeios. E quando eu disse, novamente, os passeios que queríamos fazer, ela nos disse que tinha um casal querendo fazer um que o mínimo era de quatro pessoas. Ela ligou para eles, mas não conseguiu o contato e acabamos não fazendo esse passeio com eles. Acabamos fazendo com a MarAzul, saindo de Ponta Negra, por sorte, porque até o penúltimo dia ele não estava certo.

Enfim, achamos que a Pipa Aventura podia ser um pouco mais organizada na questão de fechar passeios. Pois quanto mais Pipa se desenvolver para o turismo mais eles precisarão disso.

segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

Rio Grande do Norte: Natal e Pipa

Depois das passagens compradas, o grande dilema foi decidir se ficávamos apenas em Natal ou se dividíamos os 10 dias entre Natal e Pipa e, se neste caso, em qual local deveríamos passar mais dias ou se deveriam ser iguais. Depois de muitas conversas, pesquisas com pessoas que já estiveram na região, decidimos ficar 6 dias em Pipa e 4 dias em Natal. Dessa forma, conseguimos dividir bem nossas atividades. Na verdade, ficamos em Natal apenas os dias necessários para fazer os passeios que não saiam de Pipa.

Natal
A cidade, que é a capital do Rio Grande do Norte, é conhecida como a Cidade do Sol, pois tem em média 300 dias de sol ao longo do ano. Natal é uma cidade moderna e alegre, que cresceu entre os rios e o mar, enfeitada por dunas e muito verde. De acordo com um de nossos guias, o nome da capital do Rio Grande do Norte é devido ao fato dela ter sido inaugurada no Natal.

Morro do Careca!
Durante a Segunda Guerra Mundial, as praias de Natal eram frequentadas somente por pescadores e a população ribeirinha. Entretanto, com a chegada dos militares americanos algumas praias se tornaram famosas, como a Praia dos Artistas, que recebeu esse nome por causa das muitas personalidades que eram vistas no lugar.

A alta temporada na cidade vai de novembro à fevereiro ou março (geralmente até o final do carnaval), e novamente julho, época em que os vários hotéis ficam lotados.

Algumas praias do Litoral Norte de Natal são: Redinha, Santa Rita, Genipabu, Pitangui, Jacumã, Muriú, Barra de Maxaranguape, Maracajaú e Perobas.

Como sair do aeroporto para Ponta Negra
O aeroporto de Natal (Aeroporto Internacional Augusto Severo) fica a aproximadamente 18 km de Ponta Negra. Na verdade, o aeroporto está localizado em Parnamirim, cidade vizinha a Natal. Para chegar até Ponta Negra, há as opções de táxis, ônibus ou transfer.

Táxi: Na saída do aeroporto, o táxi tem o preço tabelado até Ponta Negra. Basta comprar a passagem no quiosque de atendimento de táxi e entregar ao motorista do carro.

Ônibus: Saindo do aeroporto, vire à direita, logo vai encontrar o ponto de ônibus. Pegue a “Linha A (Parnamirin)”, com freqüência de meia hora, aproximadamente. Desça “Natal Shopping“, em seguida atravesse a passarela e pegue o ônibus de número 54 para Ponta Negra.

Transfer: Na saída do desembarque doméstico há uma loja da VanService. Eles fazem transfer do aeroporto até os hotéis, por isso, os valores variam um pouco. Mas em comparação ao taxi pode ser uma boa economia.

Pipa
A Praia de Pipa, localizada a 85 km de Natal, é uma das famosas praias localizada no município de Tibau do Sul. É a principal praia do balneário do Litoral Sul do estado, que inclui ainda praias como Ponta do Madeiro e Praia do Amor.

Vista do Chapadão de Pipa com vista para Praia do Amor.
O nome da Praia, Pipa, vem de uma pedra avistada por navegantes portugueses que por lá passavam: a pedra lembrava o formato de um barril de vinho, conhecido em Portugal como “pipa”.

No final dos anos 70, surfistas descobriram as belezas e as boas ondas que Pipa possuía. Dessa forma, eles acabaram incluindo Pipa como um dos destinos a serem conhecidos pelos turistas. Antes disso, Pipa era apenas uma pacata vila de Pescadores. A partir de então, o turismo tem crescido e a pequena vila tem se desenvolvido, rapidamente, o que tem melhorado sua estrutura para receber pessoas.

O Litoral Sul de Natal é composto pelas praias de: Pirangi do Sul (Nísia Floresta), Pirangi do Norte (Parnamirim), Barra de Tabatinga (Nísia Floresta), Madeiro (Tibau do Sul), Pipa (Tibau do Sul), Barra de Cunhaú (Canguaretama) e Baía Formosa.

Como chegar em Pipa
Saindo do aeroporto de Natal  (Aeroporto Internacional Augusto Severo), é possível chegar a Pipa de algumas formas: Transfer, Táxi, Ônibus e Carro.

- Ônibus: é possivel ir até Pipa com a Linha  Expresso Oceano, que oferece a viagem entre a rodoviária de Natal e Pipa, no estacionamento, com tarifa de R$ 11,50 o trecho.

- Taxi: é tão prático quanto pegar a van, mas costuma sair mais caro. Em média, a corrida saí a R$ 120,00. Caso as pessoas estejam em grupo poder ser que saia mais barato que o transfer.

- Transfer: acreditamos que seja a maneira mais fácil e pratica de chegar a Pipa, mas não é o mais barato nem o mais caro. Alguns hotéis de Pipa oferecem o transporte para o aeroporto com vans próprias e valores à combinar. Nós fechamos nosso transfer com Pipa Aventura, uma das agências de passeios de Pipa. Saiu R$45,00 por pessoa.

- Carro: acreditamos que é uma boa opção, caso você não vá fazer os passeios oferecidos pelas agências de Pipa. Porque senão você vai pagar o aluguel e vai deixar o carro parado no estacionamento. Em Pipa, há vans que fazem o trajeto entre Tibau e Pipa.

Viagem realizada em Dezembro de 2013.

Está planejando a sua vigem? Reserve aqui o seu hotel sem taxas extras e ajude esse blog a se manter.

quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

Viajar com milhas: será que ainda compensa?

Claro que compensa, mas é preciso pensar em mais alguns detalhes.

Escolher o destino de férias para o mês de Dezembro foi um grande drama que serviu para umas reflexões sobre a acumulação e utilização das milhas. Eu sou completamente neurótica em acumular milhas. Sempre que é possível pago as compras com cartão de crédito, mesmo que seja um pãozinho, pra vocês terem ideia. Evitava restaurantes que só aceitava pagamento com a função débito. E troquei de banco quando ele mudou a pontuação dos resgastes de milhas.

Tudo isso porque, quando começamos nesse mundo de viagens, conseguimos viajar fazendo boas economias em relação aos gastos de passagens e também com o valor das próprias milhas. Já fomos para Los Roques, comprando passagens para Caracas por 6 mil milhas cada ticket, e Buenos Aires, por 3 mil milhas cada, essa em um mês de alta temporada, Dezembro de 2012. Percebemos as vantagens e a economia que a compra de passagens áreas com milhas trazia aos nossos bolsos. Adoramos utilizá-las, mas, segundo a nossa perspectiva, a cada dia que passa tem ficado mais difícil fazer isso, se você não tem uma grande flexibilidade nas suas datas de viagem.

Para a nossa viagem em Dezembro de 2013, queríamos muito conseguir fazer uso das nossas milhas por dois motivos. Primeiro, tínhamos um número alto de milhas a expirar. Segundo, esse ano realizamos o maior número de viagens, foram 6 destinos. Então, economizar nesse item era um dos lemas dessa viagem.

Nossa primeira ideia de destino era algum país da América do Sul, sou louca para conhecer o Peru e pensamos nesse destino. Entretanto,  Dezembro é época de chuva na região e como é uma viagem que espero que seja perfeita, decidimos não arriscar. Então, pensamos no Chile, mais especificamente na Patagônia Chilena, mas achamos que seria melhor aproveitada no inverno. Foi aí que o Deserto do Atacama se tornou nosso objeto de desejo.

Só que teríamos que ter, no minimo, 60 mil milhas. Fiz as contas e vi que conseguiríamos esse quantitativo com 3 meses de antecedência. Tudo, mentalmente, planejado esperei a data para fazer as transferências e tudo sair perfeito. Só que não saiu. Quando o dia chegou eu percebi que tinha entendido errado as mudanças feitas na forma de resgate dos cartões que eu tinha. Se quiséssemos ir ao Chile teria que esperar mais um mês, ficamos receosos de não dar certo de novo e resolvemos escolher outro destino.

Resolvemos, então, ir para o Nordeste. Como tínhamos 20 dias de férias, pensamos em fazer dois lugares do Nordeste, quer dizer, a ideia foi da Aline. E eu adorei. Fiquei muito tempo montando roteiro para conseguirmos fazer Porto de Galinhas e Natal. Entrei em contato com agências, olhei passeios e tudo mais. Foi ai que fiz o balanço do valor que gastaríamos e saiu bastante alto. Nesse momento, vimos que gastaríamos o mesmo que indo para o Deserto do Atacama, que precisa de mais um voo e as hospedagens são caras por ser no Deserto.

Ficamos umas três semanas no dramalhão mexicano decidindo o que faríamos. E vimos que não podíamos gastar tanto. Além do que pensamos também que apesar das praias do Nordeste serem lindas e nós adorarmos praia, vinte dias de praia seria muito. Resolvemos, então, escolher um único destino. Queríamos muito ir a Porto de Galinhas, mas se fossemos comprar as passagens áreas o valor era bastante razoável, mesmo em dezembro, já pra Natal a passagem é bem mais cara. Então, pensando na melhor utilização das nossas milhas escolhemos Natal, que conseguimos por 10 mil milhas cada em horários bons, sem termos que madrugar nem chegar muito tarde em lugar algum.

Por que eu contei esse dramalhão todo!? Só pra dizer que eu já não estou tão encantada com os programas de milhagens. Pesquisando as passagens para Chile, percebi que elas não são tão caras e se nos comprássemos, em dinheiro, poderíamos escolher horários bem melhores que os oferecidos para quem compra com milhas. Em dinheiro, o voo seria direto do Rio, enquanto com milhas, teríamos umas 4 horas de conexão em São Paulo.

Bom, isso não quer dizer que vou desistir das milhas. Vou continuar preferindo acumulá-las, pois, às vezes, rolam umas promoções boas como as que mencionamos lá em cima. Mas, agora, elas tem que ter esse fim, em boas promoções, porque em situações normais não é mais tão interessante para nós. Esse ano mesmo, 2014, a Smiles fez uma promoção de 4 mil milhas pra voos internacionais e 3 mil milhas pra voos nacionais.

E vocês como lidam com suas milhas?

Planejamento para a viagem de Dezembro de 2013.

segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

Rio de Janeiro: Pimenta's Restaurante e Bar

Recentemente, conheci um novo restaurante no centro do Rio, o Pimenta's Restaurante e Bar. Como eu gostei muito de encontrar um local tão interessante pelo centro,  resolvi compartilhar com vocês.

O Pimenta's Restaurante e Bar fica muito próximo ao Largo da Carioca, uma área de muito movimento no centro do Rio. É nessa região que se encontra o Convento de São Antonio, que conhecemos com o tour o guiado que fizemos pelo centro do Rio. Então, o Restaurante pode ser uma boa opção se você resolver conhecer a parte histórica dessa região.

O Pimenta's Restaurante e Bar se localiza em um antigo sobrado, mas tem um clima descontraído e aconchegante. Antes de nos dirigirmos ao local, verificamos o cardápio pelo site, que conta com o menu da casa e um menu do dia, para ver se haviam coisas que nos interessasse. E quando chegamos no local, na entrada, fomos abordados por uma atendente simpática que nos indicou o garçom que nos levou até a mesa.

A decoração do local é bastante agradável e no dia em que fomos estava bastante cheio, acho que pegamos a última mesa vazia, mas não precisamos esperar.

O pratos do restaurante são um detalhe a parte. Eles são bonitos e muito saborosos.

A costela cozida fazia parte do prato do dia e por isso tinha um valor bastante atraente. Tudo no prato estava saboroso, principalmente, a costela e a batata.

O risoto de camarão e file de peixe, segundo minha acompanhante, estava excelente. Por fim, enquanto estávamos pensando em pedir uma sobremesa, chega em nossa mesa uma cortesia de 2 canudinhos com doce de leite. Depois dessa delicadeza, acabamos não pedindo. Posso afirmar que a cortesia estava ótima, tão boa que esqueci de bater uma foto.

Vocês reparam que sempre tem um pimenta grande decorando o prato? Acho que vale uma visita!

Os dois pratos acima + 1 sucos + cortesia = R$ 107,36 com 10%

Última visita: Janeiro de 2014.

quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

Santa Rita de Jacutinga: Rapel e Igreja do Alto

Nossa última atividade turística em Santa Rita de Jacutinga foi o Rapel. Desde o primeiro dia em que chegamos e fomos ao Centro de Informações Turística conversamos com o Glayson sobre a possibilidade de fazermos o Rapel em uma cachoeira. O Glayson nos informou que iria verificar como estavam as condições na cachoeira para a prática do Rapel. Caso, ela não estivesse boa, teríamos como opção fazer o Rapel em um morro na cidade mesmo.

Ainda passamos no Centro de Informações Turísticas mais uma vez antes do dia marcado para o Rapel e o Glayson não comentou que a cachoeira não se encontrava em condições apropriadas. Então, quando no dia marcado ele já no meio do caminho nos disse que faríamos no morro, ficamos um pouco decepcionados, e como o outro instrutor já tinha ido na frente pra começar a montar o equipamento, nós acabamos não desistindo do Rapel, só por esse motivo.

Subimos o morro que leva até a Igreja do Alto, só que subimos apenas metade do caminho. Enquanto, colocávamos os equipamentos e os instrutores terminavam de montar tudo nas pedras pudemos admirar toda a vista do morro.

Nós gostamos bastante da experiência de fazer Rapel. O instrutor que estava com o Glayson era muito responsável, sempre se mostrou bastante preocupado com a nossa segurança. Inclusive, depois, chegamos a conclusão que ter feito a nossa estréia no Rapel em um morro foi melhor do que fazê-la na cachoeira. Além do fato, de que o meu tênis não estava muito bom para ser posto a teste em pedras molhas e escorregadias de uma cachoeira.

Para compensar que a atividade não foi feita na cachoeira, nós descemos de rapel duas vezes na mesma manhã.

Igreja do Alto

Nós fomos conhecer a Igreja do Alto depois do fracasso em conhecer a Fazenda Santa Clara. A Igreja é um ponto turístico que fica a 800 metros de altura no Monte Calvário. Sua subida não foi fácil, mas foi bastante interessante já que ao longo do caminho, a história da crucificação é contata. Por ele, estão espalhadas 12 casinhas, cada uma contando partes da história.

As casinhas contando a história da crucificação.
A vista

É possível, subir a Igreja do Alto depois da prática do Rapel. Dessa forma, você aproveita que está na metade do caminho e sobre só mais um pouco. Nós achamos que a subida vale a pena pela vista que se tem lá de cima.

Se esse senhor subiu, você consegue, vai!!

Todas as noites essa cruz é ligada. É possível se ver de vários pontos da cidade.
Dados:
Rapel: R$ 70,00 por pessoa.