segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

A caminho do Uruguai: como ir!

Acho que quase todo mundo que passa um número razoável de dias em Buenos Aires dá um pulinho numa famosa cidadezinha conhecida como Colonia del Sacramento. E nós resolvemos não fugir a regra. Diferentemente do que fizemos com as passagem pra Buenos Aires que fechamos com muita antecedência, as passagens para a Colônia eu dei uma enrolada e não me preocupei com a compra com tanta antecedência assim. Por isso, quando fui comprar já encontrei algumas dificuldades.

Para quem não sabe o trajeto Buenos Aires x Colônia é feito de barco. A empresa mais antiga, e consequentemente, melhor vista por quem vai fazer esse trajeto é a Buquebus. Eles tem dois tipos de barcos: um mais lento que leva 3h pra chegar na Colônia, e por isso, é mais barato, e o mais rápido, que leva 1h para chegar na Colônia. Mas além da Buquebus tem duas novas empresas que fazem o trajeto e foi com uma delas que fomos.

Eu pretendia fechar com a Buquebus, mas como deixei pra comprar as passagens com menos de 1 mês de antecedência no período de alta temporada não havia mais passagens com preços e horários bons pra quem ia fazer um bate-volta. A Buquebus só tinha primeira classe. Então, resolvemos pesquisar mais e surgiu um nome de uma nova empresa: Seacat. Pelas dicas que achei na internet o maior problema da Seacat eram com cancelamentos de viagens, mas nesse caso eles juntavam os passageiros deles com a Buquebus. Inclusive, li que as empresas são parceiras.

Como não achei nenhuma história de cancelamento sem retorno, resolvi arriscar porque o preço estava bom e a viagem seria feita com o barco rápido. Dessa forma, só havia mais uma dúvida se marcávamos a volta pro horário mais indicado na web, que é o de 16h30min ou o de 21h30min. Como a passagem de 16h30min estava mais cara, resolvi comprar pra mais tarde e ver no que dava. Já o horário de partida era 7h45min em direção a Colonia del Sacramento e o horário previsto para chegada era de 9h45min, pois eles tem uma hora a mais no verão, assim como nós! 

Nossas impressões da Viagem

Ao comprar a passagem é solicitado que você chegue ao terminal de embarque com 1h de antecedência. Nós cumprimos esse pedido, mas se eu soubesse como era tinha chegado mais cedo. Primeiro, que eu já fiquei um pouco confusa com o fato do terminal do embarque se chamar Buquebus e ponto! Não havia nenhuma indicação de outras empresas ali dentro.

A fila estava enorme e todos estavam misturados. Todo mundo, das três empresas, faziam check in nos mesmos guichês e seguiam o mesmo caminho pra fazer a emigração e seguir para o barco. Ou seja, a 1h de antecedência era pouco tempo. Tanto que o barco atrasou usn 20 minutos pra sair. E pelo que percebi todo mundo que comprou nas diferentes empresas foram no mesmo barco.

Já dentro do barco tomamos café, pois como nossa saída foi muito cedo não conseguimos tomar no hotel. Não foi muito barato e meio sem graça. O café do marido estava bem forte e o meu parecia um chá! Depois de poucos minutos que o barco saiu do terminal o freeshop foi aberto. Demos uma olhada nos preços na ida, mas resolvemos comprar umas coisinhas na volta. O preço dos perfumes estavam com preço melhor do que pegaríamos no Ezeiza na volta ao Brasil, então valeu a pena comprar lá.

A volta

O nosso dia na Colônia eu vou contar no próximo post. Mas preciso antecipar que este foi o dia que mais choveu de toda a viagem. Saimos de Buenos Aires com uma chuvinha fina, chegamos na colônia com o dia ainda aberto. Mas depois caiu um temporal que os donos das lojinha disseram que nunca tinha visto igual. 

Por esse motivo, antes das 20h30min já estávamos no terminal para a volta. Nós e um monte de turista. Dessa vez, a emigração do Uruguai foi bem rápida e conseguimos ver um pôr do sol incrível já esperando o barco.

Mas o grande momento, foi depois de termos feito o check in estávamos esperando a liberação pra começar a emigração a chuva ficou ainda pior do que o restante do dia que os bueiros do terminal não deram conta do nível da água e começaram a transbordar dentro do terminal. Alguns turistas se desesperaram e começaram a fazer um escândalo.

Confesso que fiquei com medo de entrar naquele barco naquela situação. Pra quem é do Rio parecia com a chuva que deu em 2010 eu até os pedalinhos da Lagoa foram parar nas portas de prédios, e com ventos que pareciam que iam nos jogar longe.

Enfim, na hora do barco sair o tempo estava melhor. Chuviscava ainda mais nada perto de algumas horas antes. A volta foi bem tranquila com perfumes e guloseimas do freeshop.

Dados importantes:
Passagens: $ 159,99 - cada ida e $ 124,55 cada volta
2 cafés e 4 croissants - $ 50

0 comentários :

Postar um comentário

Obrigado por comentar....